O que é a água hidrogenada?

Iniciamos com uma pergunta, porque em Portugal a maior parte das pessoas não sabe o que é a água hidrogenada e quais os seus benefícios. Neste artigo vamos dar a conhecer as suas potencialidades e a forma de obtermos água hidrogenada em casa.

Vivemos num tempo em que, em prol de uma maior produção, os alimentos que consumimos sacrificam as suas propriedades naturais e benéficas. Diariamente, estamos sujeitos a aditivos, hormonas, mercúrio, conservantes, entre tantos outros fatores que alteram o valor nutricional de uma alimentação saudável.

É certo que vivemos mais. Mas será que o fazemos com qualidade? O mundo ocidental está mais sujeito à contaminação ambiental, à obesidade devido a alimentos processados, à falta de sono, a excesso de medicamentos, álcool, tabaco, drogas e estresse.

Como resultado, temos um aumento alarmante dos radicais livres (ROS) que oxidam as células do nosso corpo e que podem conduzir a diversas doenças como a diabetes, Alzheimer, aterosclerose, envelhecimento precoce ou, mesmo, cancro, entre outras.

Começamos, é certo, a ter mais consciência sobre os alimentos que consumimos. Os produtos biológicos são disso exemplo, bem como a diminuição do consumo de açúcar e de sal. No entanto, esquecemos que o nosso organismo é composto entre 70 e 80 por cento de água.

É tão importante uma alimentação saudável como a hidratação com água de qualidade, onde se destaca a água hidrogenada.

Voltamos, então, à questão inicial: o que é a esta água? A resposta é simples. É água enriquecida com hidrogénio (H2) e, uma vez que o hidrogénio é a molécula mais pequena que existe, é um antioxidante capaz de atravessar os vasos sanguíneos ou as paredes das células, até atingir o núcleo. Por isso, neutraliza os radicais livres mais rápida e eficazmente do que os restantes antioxidantes, para além de impedir a oxidação das proteínas e dos lípidos.

A água hidrogenada pode não ser imediatamente reconhecida em Portugal, mas existe no Japão há várias décadas, pelas suas propriedades preventivas e terapêuticas.

Em 2011, Shigeo Ohta, membro do Departamento de Bioquímica e Biologia Celular do Institute of Development and Aging Sciences de Kanagawa, no Japão, publicou o trabalho “Progressos recentes no uso medicinal do hidrogénio: potenciais aplicações preventivas e terapêuticas do hidrogénio molecular“, publicado na Current Pharmaceutical Design, onde descrevia as propriedades do H₂ como antioxidante:

“Tem a capacidade de se difundir rapidamente pelas células e tecidos. Difunde-se de forma suave para não interferir com as reações redox do metabolismo nem afetar as espécies reativas de oxigénio que intervêm na sinalização celular. Existem vários métodos para ingerir ou consumir H, que atua da mesma forma como antioxidante, mas também como anti-inflamatório e antialérgico.”

Já nos EUA, a água hidrogenada é considerada pela Food and Drug Administration (FDA) como suplemento alimentar. Um dos seus defensores é o Dr. Garth Nicolson, Presidente e Diretor Científico do Instituto de Medicina Molecular da Califórnia. Em 2016, publicou um estudo sobre as aplicações médicas do hidrogénio molecular, no qual refere  que a melhor forma de ingestão é através da água hidrogenada.

As propriedades da água enriquecida com hidrogénio

Existem diversos trabalhos de investigação de entidades idóneas que atestam os benefícios para a saúde do H2, entre os quais se destacam as propriedades anti-inflamatórias e o alívio dos sintomas das alergias, a sua contribuição para o equilíbrio da relação ácido-base no corpo, a melhoria da pele, o aumento da energia, do raciocínio e da atenção. Mas também, e não menos importante, pode contribuir para controlar os níveis elevados de colesterol mau e triglicéridos, melhorar a circulação sanguínea, o metabolismo e o rendimento desportivo ao reduzir o tempo de recuperação e aliviar a dor muscular e articular.

Sabemos hoje que a falta de energia está associada ao surgimento de uma série de patologias. Ora, o hidrogénio é fundamentalmente energia e essa qualidade manifesta-se, desde o momento que começamos a consumir água enriquecida com hidrogénio.

Como se obtém água hidrogenada

Existem no mercado diversas soluções e marcas. No Japão e na Coreia do Sul, que desenvolvem esta técnica há muitos anos, a água hidrogenada engarrafada pode ser encontrada em supermercados e em máquinas dispensadoras.

Mas a forma mais simples é a aposta numa solução doméstica para produzir água hidrogenada, através de um processo de eletrólise limpo, fácil e eficaz. São os designados hidrogeneradores de água, como é o caso do Hydron.

Esta solução tem ainda a vantagem de permitir transportar-se a água hidrogenada em garrafas térmicas, para ser consumida ao longo do dia.

De acordo com um estudo da Universidade de Barcelona, subordinado ao tema “Efeito citotóxico e antioxidante da água hidrogenada com Hydron”, os resultados concluíram “que a água hidrogenada produzida com este equipamento não é em nenhum caso tóxica para as células humanas e é capaz de aumentar a proteção antioxidante tanto em tratamentos agudos como crónicos”.